Páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

O corpo evitando mutações, sistemas de reparo

Os sistemas de reparo do DNA são mecanismos celulares que aumentam a estabilidade do material genético e reduzem a probabilidade de se ter danos deletérios. O inadequado funcionamento do sistema de reparo permite a ocorrência de mutações e do acúmulo destas sendo possível causa de tumores. Assim, considera-se o sistema de reparo constituído por proteínas como forma de supressão de tumores.
O DNA pode ter alterações na sua constituição química de forma espontânea, por fatores ambientais, por produtos do metabolismo.
As alterações espontâneas são usualmente mudanças tautômericas, desaminações e perda de base. A mudança tautômerica consiste na adoção de nova estrutura espacial da base, isômero estrutural. A desaminação é a perda do grupo amina por três bases com posterior conversão das bases. A perda da base forma um sítio no DNA apurínico/apirimidínico
Os fatores ambientais seriam a radiação ultravioleta, o raio X, entre outros. Já os produtos do metabolismo são o oxigênio singlete(forma mais reativa de oxigênio), os radicais peróxidos, o peróxido de hidrogênio. Contra as substâncias que contêm oxigênio a célula possui enzimas com função antioxidante como a catalase, a glutationa peroxidase.
De acordo com a alteração do ácido desoxirribonucleico, haverá um mecanismo definido de reparo.
     Os mecanismos são:
     *Reversão de lesão
Enzima sozinha localiza a lesão e a reverte;
*Reparo por excisão
  Remoção de bases modificadas por bases não modificadas;
**Reparo por excisão de bases- há a retirada de bases lesionadas por produtos metabólitos (geralmente) pelo uso de enzimas DNA-glicosilase após o reconhecimento da lesão com polimerização da região que está sem a sequência de bases emparelhadas;                                                                              **Reparo por excisão de nucleotídeos- há um mecanismo geral que remove lesões nuclear e um mecanismo que faz a remoção enquanto se sucede a transcrição. Estes mecanismos podem remover lesões sem correlações;
    **Reparo de emparelhamento errôneo - a replicação do DNA é feita a partir do pareamento de nucleotídeos. A enzima responsável pela formação da nova fita auxilia na seleção do nucleotídeo e na certificação de que este é o nucleotídeo complementar, caso não seja haverá a sua retirada. Se o pareamento errado continuar, há um acionamento de um mecanismo para fazer este reparo.
     *Reparo de quebras duplas do DNA – fatores ambientais provocam às vezes rompimento na dupla-hélice do DNA.
**Recombinação homóloga – ocorre após a replicação do DNA e necessita de uma cópia sem lesão.
**Junção de extremidades não homólogas- será feita a junção das extremidades das quebras duplas com perda ou não de nucleotídeos.

Por Gausielle Batista

Fonte
2005 FERREIRA, Carlos Gil e ROCHA, José Cláudio Casali da. Oncologia molecular. Rio de Janeiro:
Atheneu. 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário