Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2011

Angiogênese

Todas as células precisam de suprimento adequado e da retirada de resíduos tóxicos para sobreviver. Isso é feito por meio de capilares sanguíneos que penetram os tecidos e suprem as células mais próximas. Para que as células não adjacentes ao capilar possam receber suprimento por difusão radial, elas só podem estar até 150 a 200 µm de distância do capilar.
As células tumorais não são exceção. Um fenômeno essencial para o crescimento de um tumor e das metástases dele originadas é a angiogênese, que é a proliferação de vasos e capilares. Esses vasos podem penetrar o tumor e suprir todas as suas células, ou podem ser periféricos, os quais estão relacionados com a frequente necrose da parte central de tumores de rápido crescimento. Podem também ser divididos de acordo com sua ultra-estrutura em: derivados de capilares, com paredes delgadas; sinusóides, destituídos de endotélio e recobertos por células tumorais e os vasos maduros, de aparência normal.
O desprendimento e a proliferação das células dependem de ocorrer angiogênese no tumor primário. Sem essa condição, o tumor não pode se desenvolver e muito menos proliferar.
Fonte: 2005 FERREIRA, Carlos Gil e ROCHA, José Cláudio Casali da. Oncologia molecular. Rio de Janeiro: Atheneu. 2004
Por Letícia Côrtes

Nenhum comentário:

Postar um comentário