Páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

Alimento

No dia 20 de abril de 2009, o Jornal Hoje disponibilizou um cardápio contra o câncer elaborado em um hospital de Jaú(SP) que reduz a incidência de vários tipos de câncer.(Cardápio contra o câncer -“A combinação dos alimentos, o intervalo das refeições e disciplina ajudam no combate a doenças”)
            Já neste outro link oncologista André Márcio Murad falou sobre alimentos relacionados à prevenção do câncer.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1371512-7823-ESPECIALISTA+INFORMA+QUAIS+ALIMENTOS+PODEM+AJUDAR+NA+PREVENCAO+CONTRA+O+CANCER,00.html

                                      Alimento, a maçã

A preocupação com a boa alimentação está relacionada à prevenção de doenças, à longevidade saudável. O portal globo explicitou essa preocupação com a proposta de um cardápio de prevenção ao câncer e por meio da reportagem com oncologista.
Os alimentos têm diversos componentes que em conjunto contribuem para um bom equilíbrio metabólico. É difícil avaliar o efeito de mais de uma fruta, de uma verdura na saúde. Assim, há separação de um alimento para avaliar o resultado da sua composição, do que o constitui, no metabolismo celular.

Um dos alimentos atraentes para análise é a maçã.

“One apple day keeps the doctor away”

A maçã é composta por procianidinas, quercetinas glicolisadas, rutina. Um dos seus componentes é um flavonoide, a quercetina.
O termo flavonoide é designado a pigmentos de plantas que derivam do benzo-g-pirona19, enquanto que flavonoides são uma classe de compostos fenólicos composta por calconas, dihidrocalconas, auronas, flavonas, falvonois dihidroflavonol, flavanonas, flavanol, flavandiol,isoflavonoides  .Eles são encontrados na forma agliconas e e glicosídeos nos alimentos, por exemplo.

Fontes de flavonoides



Fontes de quercetina

  

A quercetina está presente, frequentemente, na forma glicolisada nos alimentos. Geralmente, há 1 quercetina-3-rutinosideo para 4 quercetinas-4-glicosídeo nos alimentos. A alteração da forma não glicosilada para a glicolisada e vice-versa define a eficiência de absorção pelo órgão.
A glicosilação proporciona um aumento do caráter hidrofílico, maior afinidade por água, e reduz o caráter hidrofóbico, menor afinidade por água. Quanto ao caráter, haverá maior eficiência na forma hidrofóbica no intestino grosso e menor eficiência na forma hidrofóbica.
Quando a quercetina não está glicosilada, há formação de agliconas no ceco e no cólon por sua hidrólise (quercetina). Só que após absorção de quercetina, ela sofre reação de metilação, glucoronidação, sulfatação no fígado. As reações elucidadas são vias metabólicas com participação deste flavonoide.
Sua eliminação é feita pela urina e pela bile.

PROPRIEDADES

Os flavonoides têm poder antioxidante por atuarem como sequestrantes de radicais livres e por serem capazes de  quelar íons metálicos. Assim, evitam a manifestação do caráter reativo dos radicais e peroxidação lipídica.
Quando em excesso, os radicais promovem alterações no DNA celular. As alterações podem estar associadas à proliferação desordenada de células modificadas geneticamente, células tumorais. Logo, haverá a formação de um tumor.
Possíveis mecanismos antioxidantes :                                  
*inibição do sistema enzimático responsável pela geração dos radicais livres;
*quelação de íons metálicos e inibição reação de Fenton ou Harber-Wels;
*sequestro de radicais livres;
*indução da fase II de enzimas como a glutationa transferase;
*indução de enzimas antioxidaentes como a metalotioneina

PROPRIEDADES DA QUERCETINA

Capacidade de inibir a formação dos radicais livres na iniciação, na formação de radicais hidroxil e na peroxidação lipídica. O caráter antioxidante não é o único relatado, há atividade pró-oxidante em alguns flavonoides de acordo com número de grupos hidroxila presentes em sua estrutura. Isso será responsável consequentemente pelo efeito citotóxico e pró- apoptótico de flavonoides de determinadas ervas medicinais.
(*) Apoptose é a morte silenciosa da célula em que há ativação de proteases específicas e destruição proteica associada a alterações bioquímicas da célula.

VANTAGENS

A ingestão de antioxidantes poderia promover redução ou controle da dimensão do tumor. Assim, pacientes que fazem uso de quimioterápicos teriam melhor expectativa de vida.
Outra vantagem seria ter o flavonoide como possível inibidor do desenvolvimento de câncer por origem química ou biológica serem capazes de diminuir o número de mutações do DNA celular.
            

         
Algumas considerações sobre flavonoides...

Quercetina
Regula ciclo celular, interage com locais de ligação de estrógeno tipo II, reduz resistência às drogas, induz apoptose de células tumorais, inibe a tirosinaquinase, favorece comunicação do tipo GAP entre células isoladas estimuladas pelos promotores de tumor, inibe atividade da proteína p53.
*Ação antitumoral.
Catequina
Conversão de compostos gerados por radicais livres em uma forma menos energética
Epigalocatequina gallate
Prevenção de câncer foto induzido
Resvertatrol
Inibição do crescimento tumoral, angiogênese tumoral, invasão celular
Genisteína e daizdeína, isoflavonoide
Afetam a progressão do câncer


Por Gausielle Batista

Fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário