O aumento de massa corpórea influencia no desenvolvimento de câncer e no maior risco de morte em pacientes com câncer. O sobrepeso constitui fator de risco para 20 % de todos os cânceres. Só que o efeito do peso não é semelhante em homens e em mulheres. Pensando em valores, há maior porcentagem de cânceres desenvolvidos com causa a obesidade em mulheres do que em homens.
(*)1: Câncer causado por obesidade (*)2: Câncer com outras causas
Os estímulos químicos associados à obesidade não variam apenas em relação ao sexo, variam em relação aos órgãos. De acordo com o órgão, a obesidade pode estar ligada ao aparecimento de células tumorais e sua proliferação ou não.
Alguns exemplos de cânceres ligados à obesidade são o câncer de mama, esofágico, cólon, colorretal, rim, mieloma, linfoma não-Hodgkin, útero, leucemia, vesícula biliar, próstata.
Gráfico para alguns cânceres
Série 1: causa obesidade Série 2: outras causas (*)Fonte: International Agency for Research on Cancer
PENSANDO INICIALMENTE EM CÂNCER DE CÓLON
O índice de massa corpórea e o risco de desenvolvimento de câncer têm relação com a quantidade de insulina circulante no sangue. A insulina é um hormônio pancreático responsável pelo aumento de transportadores de glicose na membrana da célula consequentemente pela maior estocagem de glicose para o interior celular. Isso permite a redução da concentração de glicose sanguínea.
No caso do câncer de cólon, o maior nível de glicose no sangue oferece maior risco para o desenvolvimento do câncer. A concentração maior de glicose estimula a maior liberação de insulina.
Para verificar provável correlação, um modelo de animal recebeu solução salina e outro recebeu solução com insulina - com um marcador no c-peptídeo. O c-peptídeo é liberado quando há clivagem da pró-insulina, sendo parâmetro para o índice de insulina no sangue. Com os dados dos dois modelos, conclui-se que há maior propensão de desenvolvimento de câncer com concentração elevada de insulina no sangue por provocar maior adiposidade nas suas células.
Outra pesquisa apontou resultado parecido para outro tipo de câncer. Tem se que quanto maior adiposidade maior será o risco de desenvolver câncer de cólon. Assim, a diminuição da adiposidade seria acompanhada de menor risco. Esta seria a lógica. Só que a lógica aparentemente pode ser referente a câncer colorretal.
A redução do peso determinaria menor risco por morte de câncer colorretal Isso foi verificado em pessoas submetidas à cirurgia bariátrica. Houve menor propensão no grupo submetido à cirurgia com perda de peso posteriormente a esta.
OUTROS ESTUDOS E EVIDÊNCIAS
Estudo caso-controle no Canadá, homens que adquiriram 21 kg após os 20 anos de idade tinham um risco de 60% maior para câncer colorretal comparado aos que adquiriram 1 kg a 5 kg. Já no grupo formado por homens e mulheres, alteração significativa do índice de massa corpórea a partir dos 30 anos ou 50 anos teve um aumento do risco em 25% a 35%.
CURIOSIDADE: CIGARRO x OBESIDADE
Incrível!
Obesidade tem maior prevalência como causa de câncer do que cigarro.
Parar de fumar pode equivaler à redução de 50% do risco de câncer de mama com perda de 10 kg após a menopausa.
Por Gausielle Batista
Artigo “Obesity and Cancer”, KATHLEEN Y.WOLIN, KENNETH CARSON, GRAHAM A. COLDITZ.
Olá! Antes de tudo parabéns pelo site e pela iniciativa de uma divulgação qualificada, confiável e acessível na área da oncologia.
ResponderExcluirPasso à minha dúvida: olhando o gráfico que relaciona obesidade e alguns cânceres, eu diria que as outras causas são responsáveis por 90% dos casos de câncer de mama e que, dos cânceres do gráfico, o de endométrio é o mais influenciado pela obesidade, em 40%. Estou entendendo que a obesidade está representada pelas barrinhas azuis (série 1). No entanto, no parágrafo que antecede o gráfico, o câncer de mama é o primeiro mencionado, e o de endométrio não é mencionado. Será que não entendi o gráfico? Agradeço se puderem me esclarecer.
Um abraço
Janete
Meu nome é hoover, minha filha de 18 anos, Tricia foi diagnosticada com herpes há 3 anos. Desde então, passamos de um hospital para o outro. Tentamos todos os tipos de pílulas, mas todos os esforços para se livrar do vírus foram inúteis. As bolhas continuaram a reaparecer após alguns meses. Minha filha estava usando comprimidos de aciclovir 200mg. 2 comprimidos a cada 6 horas e 15g de creme de fusitina. e H5 POT. Permanganato com água a ser aplicado 2x ao dia, mas todos ainda não mostram resultado. Então, eu estava na internet há alguns meses, para procurar outros meios de salvar meu único filho. Só então, me deparei com um comentário sobre o tratamento com ervas dr imoloa e decidi experimentá-lo. entrei em contato com ele e ele preparou algumas ervas e as enviou, juntamente com orientações sobre como usar as ervas através do serviço de correio da DHL. minha filha usou-o como indicado pelo dr imoloa e em menos de 14 dias, minha filha recuperou a saúde. Você deve entrar em contato com o dr imoloa hoje diretamente no endereço de e-mail dele para qualquer tipo de desafio à saúde; doença lúpica, úlcera bucal, câncer de boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, dor de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, inflamatória Doença do intestino, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, Doença de Celia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer, doença de parkinson, câncer vaginal, epilepsia Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Media inflamatório auto-imune artrite ed. doença renal crônica, doença inflamatória articular, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal. e muitos mais; entre em contato com ele no e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com./ também no whatssap- + 2347081986098.
ResponderExcluir