Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Defumados induzem adenocarcinoma de pulmão

Para o desenvolvimento de um câncer, pode ser necessário o contato com alguns agentes considerados carcinógenos. Direta ou indiretamente, estão envolvidos com a modificação e o dano no material genético da célula. A presença desses agentes não é necessariamente a causa do câncer, muitos podem possuir a informação genética para o câncer e, também, a pré-disposição – cabe às características de cada um dificultar ou facilitar a instalação de um tumor.
                Esses agentes cancerígenos podem ser divididos em três classes: os oncoiniciadores, oncopromotores e oncoaceleradores. Os oncoiniciadores iniciam o dano genético na célula que provoca o surgimento do câncer; os oncopromotores são os capazes de malignizar uma célula tumoral de caráter benigno; e os oncoaceleradores atuam na multiplicação descontrolada de células tumorais, geralmente no final do processo.
                Dentre esses agentes cancerígenos está o Benzopireno, que pode atuar como oncoiniciador no adenocarcinoma de pulmão. Este câncer é um dos maiores responsáveis por mortes no mundo: a substância é protagonista dentre as várias outras tóxicas do tabaco, é de constituição de alguns alimentos, e onipresente na fumaça de veículos automotores. 
Pesquisas realizadas na Universidade Nacional do Taiwan mostram que o benzopireno promove a ativação da transcrição descontrolada do gene da proteína FGF-09. Os fatores de crescimento de fibroblastos (FGFs) estão envolvidos na proliferação e sobrevivência de muitos tipos celulares, e, quando em excesso, relacionados ao surgimento de vários cânceres e no aumento da capacidade invasiva de células, gerando metástase. Estes achados sugerem que o FGF-09 tem um papel potencial de invasão celular induzida pelo benzopireno e de metástase do adenocarcinoma de pulmão humano.
                O benzopireno é um composto derivado de anéis aromáticos encontrado em carnes defumadas ou preparadas e grelhadas no carvão – no caso, churrascaria; este composto é também formado na combustão da hulha e do tabaco, sendo encontrado no alcatrão da fumaça do cigarro e nos incensos (em concentração 20 vezes maior que a do cigarro). É tão carcinogênico que o simples contato cutâneo com o camundongo foi o suficiente para que o câncer fosse fatal.


Por Vitor Breves
http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=320
acessados em 17/01/20011

Nenhum comentário:

Postar um comentário