benzo[a]pireno na fumaça de cigarro ou fuligem |
Como já vimos anteriormente, nem sempre que um câncer se desenvolve, existe uma predisposição hereditária. Então como se desenvolvem essas mutações? Mutações ocorrem naturalmente no nosso corpo, mas temos mecanismos de reparo que não permitem que elas passem adiante. Entretanto, algumas vezes esses mecanismos falham, podendo dar origem a um câncer.
Existem algumas substâncias que facilitam a ocorrência dessas mutações e podem ocasionar um câncer. Essas substâncias recebem o nome de CARCINÓGENOS e podem ser de vários tipos, podem ser vírus, substâncias químicas, radiações etc.
Nem todos os carcinógenos atacam diretamente o DNA ou o têm como alvo, mas a maioria precisa ser modificada por processos fisiológicos para se tornarem tóxicas. E como ocorrem essas modificações?
Pela ação das oxidases do citocromo P-450. Elas são enzimas que convertem toxinas em substâncias menos perigosas e mais fáceis de serem eliminadas pelo corpo. Elas modificam esses carcinógenos, que anteriormente eram quimicamente inertes, e criam compostos com alto teor de mutagenicidade que podem causar um câncer.
Fonte: B. Alberts et al. (2008) Molecular Biology of the Cell. Garland Science. 5ª Edição
Por Letícia Côrtes
Por Letícia Côrtes
Nenhum comentário:
Postar um comentário