Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Formação e Proliferação de um tumor

  Iremos começar nosso blog com uma explicação básica sobre formação e proliferação de um tumor...

  
  Em um tecido saudável, acontece um equilíbrio entre crescimento, proliferação e morte celular. Quando os genes que coordenam esse equilíbrio sofrem mutações sucessivas, ocasionando um descontrole nessas funções, as células podem crescer sem os estímulos necessários e também podem se multiplicar excessivamente. Para que ocorra esse descontrole, é preciso que haja várias e sucessivas mutações em genes distintos, uma vez que o controle da proliferação celular é bem complexo e existem vias alternativas para esse controle.
  Quando as condições apresentadas acima são satisfeitas, as células se tornam defeituosas e multiplicam-se desordenadamente. Dessa maneira, forma-se um tumor primário. À medida que esse tumor vai progredindo, algumas de suas células vão perdendo a capacidade de adesão. Consequentemente, atravessam vasos sanguíneos (disseminação hematogênica) ou linfáticos (disseminação linfogênica) ou membranas serosas das cavidades corporais (semeadura direta) e atingem outros tecidos. Essa forma de proliferação é chamada metástase. Essa é a forma mais conhecida popularmente, entretanto, não é a única maneira de disseminação de um tumor. Ele pode crescer e atingir tecidos e órgãos adjacentes. Essa forma de invasão tumoral é chamada contiguidade.
Fontes: 2005 FERREIRA, Carlos Gil e ROCHA, José Cláudio Casali da. Oncologia molecular. Rio de Janeiro: Atheneu. 2004 e MOORE, KL. and DALLEY, AF. Anatomia orientada para a clínica. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007


Por Letícia Côrtes

Um comentário: