Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

Diagnósticos moleculares

   O post de hoje é sobre a busca de maneiras para melhorar o tratamento de pacientes oncológicos.


   DIAGNÓSTICOS MOLECULARES E SEUS BENEFÍCIOS
   É conhecida a baixa eficácia (30%) e os efeitos colaterais e adversos dos agentes terapêuticos usados atualmente no combate ao câncer. Buscando melhorar os tratamentos, especialistas estão se empenhando em desenvolver diagnósticos moleculares que possam auxiliar na determinação da escolha do melhor tratamento para cada paciente.
   Genes com expressão diferencial entre células tumorais e normais podem ser bons marcadores moleculares para diferenciar essas células. Além desses, pode-se determinar genes diferencialmente expressos em cada estágio da doença, assim, há a determinação de marcadores relacionados à progressão e disseminação do tumor. Sabendo diferenciar molecularmente as células normais das tumorais e as células de diferentes estágios da doença, pode-se definir o melhor tratamento para cada caso e qual tratamento poderá ser dispensado.
   Alguns tumores são semelhantes histologicamente, entretanto respondem de maneira diferenciada a um mesmo tratamento. Para diferenciá-los, é preciso descobrir um conjunto maior de genes com expressão diferenciada em vez de um marcado molecular isolado.
   E como são definidos esses marcadores?
   Para defini-los, é utilizada uma técnica denominada microarray, também conhecida como chip de DNA. Essa técnica determina o perfil de expressão gênica de um tecido, analisando o padrão de expressão de vários genes simultaneamente. Feito isso, compara-se os perfis dos tecidos que se quer diferenciar (exemplo: diferenciar um tumor de um tecido saudável, um carcinoma in situ de um metastático...). Os genes que têm expressão diferenciada em cada caso são definidos como bons marcadores moleculares.



Fonte: 2005 FERREIRA, Carlos Gil e ROCHA, José Cláudio Casali da. Oncologia molecular. Rio de Janeiro: Atheneu. 2004




Por Letícia Côrtes

Nenhum comentário:

Postar um comentário