Páginas

sábado, 27 de novembro de 2010

Exercício

Hoje nosso post será sobre uma reportagem que saiu no Correio Brasiliense. Aqui segue um resumo da reportagem e depois uma pesquisa que a Lara fez sobre o assunto na Revista Brasileira de Cancerologia. Está um pouco grande o post, mas vale a pena conferir!

RESUMO DA REPORTAGEM
Muitos médicos e familiares acreditam que repouso seja melhor, mesmo que não haja evidências científicas que comprovem esse fato. É verdade que os pacientes ficam mais suscetíveis a doenças, pois a imunidade cai, mas isso não está relacionado aos exercícios físicos. As contraindicações, na verdade, são as mesmas que para outras pessoas.
O exercício pode ser iniciado assim que for feito o diagnóstico da doença e deve ser feito por prescrição do médico e do educador físico, que sabem a dosagem ideal do exercício. Deve-se respeitar os limites dos pacientes.
É preciso evitar riscos de traumas e quedas, especialmente no caso de pacientes com baixa contagem plaquetária. É necessário proporcionar também aos pacientes: alimentação saudável, ambientes abertos e nada de contato com indivíduos doentes.


ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
Existem diversos métodos terapêuticos que se mostram efetivos no tratamento de câncer, como quimioterapia, radioterapia e hormonoterapia. Entretanto, essas intervenções podem afetar tecidos saudáveis, causando debilitações agudas e crônicas, incluindo a redução da capacidade cardioventilatória e problemas relacionados à diminuição de atividade física.
           A National Cancer Institute fez uma pesquisa comprovando que de 72% a 95% dos pacientes com algum tipo de câncer experimentam a sensação de fadiga durante e após o tratamento. Muitos se queixam, também, de dor e da redução de força muscular. Tais fatores afetam diretamente a qualidade de vida dos pacientes oncológicos e, por tal motivo, estudos são feitos para tentar minimizar essa situação. Foi evidenciado, então, que atividades físicas têm efeitos extremamente positivos sobre a vida desses pacientes.
           A realização regular de atividade física demonstra combater os efeitos negativos de um tratamento contra o câncer, especialmente no que diz respeito a melhorias na capacidade cardioventilatória e funcional. Exercícios aeróbicos constantes em pacientes que são tratados com quimioterapia e/ou radioterapia têm se traduzido em melhoras nas percepções psicológicas e de funcionalidade de membros inferiores.
           Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Câncer mostra que pacientes que realizaram mais do que 297 METs¹ – total equivalente a uma caminhada de 30 minutos realizada três vezes por semana - quando comparados com os que realizaram menos do que 297 METs, apresentam uma melhora na qualidade de vida, tanto no que diz respeito a uma melhor funcionalidade corporal, quanto uma menor sintomatologia.
               Conclui-se, então, que programas regulares de exercício físico são possíveis estratégias contra aspectos negativos do tratamento ao câncer, aumentando a qualidade de vida do paciente. Porém, ainda são necessários mais estudos sobre o assunto.


MET¹: equivalente metabólico. Um MET equivale ao número de calorias que um corpo consome enquanto está em repouso.  Quando um indivíduo realiza uma atividade, isso representa uma quantidade determinada de MET, ou seja, ele vai gastar tantas vezes mais energia (o número de MET) do que se estivesse parado.



Por Lara Teixeira

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Câncer e estilo de vida

Para ocorrer o desenvolvimento de um câncer, é necessário ocorrerem várias etapas dependentes de muitos fatores. Alguns dependem da carga genética herdada de cada indivíduo, outros do meio onde esse vive e do hábito de vida que leva.
É interessante perceber que ao compararmos os casos de câncer que ocorrem em cada região, vemos que dependendo dos hábitos daqueles povos, um tipo de câncer será mais favorável em um lugar e menos em outro analisado. O mais interessante disso, é que os migrantes adquirem a probabilidade do lugar para o qual migraram, comprovando que realmente o meio e os hábitos que proporcionam a maior ou menor ocorrência de determinado tipo de câncer na população.
Como exemplo disso, temos que:
-24% dos casos de câncer de pulmão, rins e bexiga são relacionados ao tabagismo;
-37% dos casos de câncer de intestino, pâncreas, próstata e mama estão relacionados a uma dieta alta em gorduras e baixa em fibras, frituras e fervidos
-5% dos casos de câncer de estômago e esôfago estão relacionados a uma dieta baixa em vegetais e alta em sais e nitrato.
E por aí vai.
Fontes:
B. Alberts et al. (2008) Molecular Biology of the Cell. Garland Science. 5ª Edição


Por Letícia Côrtes

Sobre os carcinógenos

benzo[a]pireno na fumaça de cigarro ou fuligem
                Como já vimos anteriormente, nem sempre que um câncer se desenvolve, existe uma predisposição hereditária. Então como se desenvolvem essas mutações? Mutações ocorrem naturalmente no nosso corpo, mas temos mecanismos de reparo que não permitem que elas passem adiante. Entretanto, algumas vezes esses mecanismos falham, podendo dar origem a um câncer.
                Existem algumas substâncias que facilitam a ocorrência dessas mutações e podem ocasionar um câncer. Essas substâncias recebem o nome de CARCINÓGENOS e podem ser de vários tipos, podem ser vírus, substâncias químicas, radiações etc.
                Nem todos os carcinógenos atacam diretamente o DNA ou o têm como alvo, mas a maioria precisa ser modificada por processos fisiológicos para se tornarem tóxicas. E como ocorrem essas modificações?
Pela ação das oxidases do citocromo P-450. Elas são enzimas que convertem toxinas em substâncias menos perigosas e mais fáceis de serem eliminadas pelo corpo. Elas modificam esses carcinógenos, que anteriormente eram quimicamente inertes, e criam compostos com alto teor de mutagenicidade que podem causar um câncer.

Fonte: B. Alberts et al. (2008) Molecular Biology of the Cell. Garland Science. 5ª Edição


Por Letícia Côrtes

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Programação da Semana de Combate ao Câncer

Olá!

Dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer e por isso a Liga de Combate ao Câncer da UnB está promovendo uma semana de palestras que será realizada na Faculdade de Ciências da Saúde, auditório 02.

As palestras serão as seguintes:

22/11 – Epidemiologia do Câncer – Palestra com a Profª. Ms. Carla Pintas Marques, de 13h às 14h – nós fomos!      =D

23/11 – Prevenção do Câncer de Boca – Prof. Rivadávio Fernandes B. Amorim, de 13h às 14h.

24/11 – Tabagismo – Liga de Combate ao Câncer da UnB, de 13h às 14h.

25/11 – Alimentação e Câncer – Ms. Nádia Dias Gruenzo, de 12h30 às 13h20.

26/11 – Prevenção do Câncer de Pele – Dr. Rubens Marcelo Souza Leite, de 13h às 14h.
E pra fechar a semana, no próprio Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27/11, ocorrerá uma caminhada em comemoração a esse dia no Parque da Cidade, em frente ao estacionamento do Nicolândia Center Parque, às 9h.

Quem comparecer em pelo menos 65% das palestras receberá um certificado.

Hoje fomos à palestra de Epidemiologia do Câncer. Foi muito interessante, pudemos anotar vários dados interessantes e aprender um pouco mais sobre esse assunto no qual estamos nos aprofundando ultimamente.
Uma pena termos que sair antes da conclusão... Tínhamos aula 14h...

Vale a pena conferir as palestras! Não percam!

sábado, 20 de novembro de 2010

Diagnósticos moleculares

   O post de hoje é sobre a busca de maneiras para melhorar o tratamento de pacientes oncológicos.


   DIAGNÓSTICOS MOLECULARES E SEUS BENEFÍCIOS
   É conhecida a baixa eficácia (30%) e os efeitos colaterais e adversos dos agentes terapêuticos usados atualmente no combate ao câncer. Buscando melhorar os tratamentos, especialistas estão se empenhando em desenvolver diagnósticos moleculares que possam auxiliar na determinação da escolha do melhor tratamento para cada paciente.
   Genes com expressão diferencial entre células tumorais e normais podem ser bons marcadores moleculares para diferenciar essas células. Além desses, pode-se determinar genes diferencialmente expressos em cada estágio da doença, assim, há a determinação de marcadores relacionados à progressão e disseminação do tumor. Sabendo diferenciar molecularmente as células normais das tumorais e as células de diferentes estágios da doença, pode-se definir o melhor tratamento para cada caso e qual tratamento poderá ser dispensado.
   Alguns tumores são semelhantes histologicamente, entretanto respondem de maneira diferenciada a um mesmo tratamento. Para diferenciá-los, é preciso descobrir um conjunto maior de genes com expressão diferenciada em vez de um marcado molecular isolado.
   E como são definidos esses marcadores?
   Para defini-los, é utilizada uma técnica denominada microarray, também conhecida como chip de DNA. Essa técnica determina o perfil de expressão gênica de um tecido, analisando o padrão de expressão de vários genes simultaneamente. Feito isso, compara-se os perfis dos tecidos que se quer diferenciar (exemplo: diferenciar um tumor de um tecido saudável, um carcinoma in situ de um metastático...). Os genes que têm expressão diferenciada em cada caso são definidos como bons marcadores moleculares.



Fonte: 2005 FERREIRA, Carlos Gil e ROCHA, José Cláudio Casali da. Oncologia molecular. Rio de Janeiro: Atheneu. 2004




Por Letícia Côrtes

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Doença genética, mas nem sempre hereditária...

            Câncer é uma doença genética, por ocorrer como conseqüência de modificações no DNA do indivíduo, entretanto, ao contrário do que se pode pensar, não é por ser uma doença genética que é sempre hereditária. Na verdade, apenas 5% dos casos de câncer são tumores hereditários. Isso ocorre, pois as mutações que ocasionam um câncer podem ocorrer em células somáticas ou germinativas, sendo que apenas no segundo caso o câncer poderá ser transmitido para as gerações seguintes. 
            Com o desenvolvimento da tecnologia e o aumento de descobertas sobre o genoma humano, alguns exemplos de síndromes de câncer hereditário já foram caracterizados e os genes envolvidos nele, identificados. Dessa maneira, quando se sabe que alguém tem determinado tipo de câncer hereditário já caracterizado, pode-se identificar nos seus familiares a presença ou não do gene mutado responsável pela doença. Assim, pode-se definir quem tem e quem não tem a necessidade de um acompanhamento preventivo mais rigoroso e específico .  
Fonte: 2005
FERREIRA, Carlos Gil e ROCHA, José Cláudio Casali da. Oncologia molecular. Rio de Janeiro: Atheneu. 2004


Por Letícia Côrtes

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Formação e Proliferação de um tumor

  Iremos começar nosso blog com uma explicação básica sobre formação e proliferação de um tumor...

  
  Em um tecido saudável, acontece um equilíbrio entre crescimento, proliferação e morte celular. Quando os genes que coordenam esse equilíbrio sofrem mutações sucessivas, ocasionando um descontrole nessas funções, as células podem crescer sem os estímulos necessários e também podem se multiplicar excessivamente. Para que ocorra esse descontrole, é preciso que haja várias e sucessivas mutações em genes distintos, uma vez que o controle da proliferação celular é bem complexo e existem vias alternativas para esse controle.
  Quando as condições apresentadas acima são satisfeitas, as células se tornam defeituosas e multiplicam-se desordenadamente. Dessa maneira, forma-se um tumor primário. À medida que esse tumor vai progredindo, algumas de suas células vão perdendo a capacidade de adesão. Consequentemente, atravessam vasos sanguíneos (disseminação hematogênica) ou linfáticos (disseminação linfogênica) ou membranas serosas das cavidades corporais (semeadura direta) e atingem outros tecidos. Essa forma de proliferação é chamada metástase. Essa é a forma mais conhecida popularmente, entretanto, não é a única maneira de disseminação de um tumor. Ele pode crescer e atingir tecidos e órgãos adjacentes. Essa forma de invasão tumoral é chamada contiguidade.
Fontes: 2005 FERREIRA, Carlos Gil e ROCHA, José Cláudio Casali da. Oncologia molecular. Rio de Janeiro: Atheneu. 2004 e MOORE, KL. and DALLEY, AF. Anatomia orientada para a clínica. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007


Por Letícia Côrtes

APRESENTAÇÃO

Olá, sejam bem vindos ao blog Bioquímica do Câncer!
A nossa intenção com esse blog é trazer informações sobre a prevenção e o tratamento do câncer, os mecanismos dessa doença e algumas curiosidades.
Somos alunos da UnB, do curso de medicina e nosso grupo é composto por cinco componentes: Gausielle Batista, Lara Teixeira, Letícia Côrtes, Marcela Peres e Vitor Breves. E o nosso monitor é o oncologista pediatra Luís Sakamoto.
Sejam bem vindos e voltem sempre para conferir as novas postagens!